domingo, 10 de agosto de 2008

FIM DE SEMANA E SINÓNIMO DE... DOCINHOS...


Se há coisa que eu sou, é curiosa. Adoro experimentar tudo quanto me agrada ao olho. E foi assim que, depois de uma peregrinação pelas dezenas de revistas de culinária que tenho ca em casa, que me decidi por CHARLOTE.
Fiz umas pequenas alterações a receita original, e acho que com sucesso.
Usei uma forma de fundo amovível.
palitos la reine suficientes para lardear toda a forma
10 folhas de gelatina incolor
1 lata de leite condensado
500 gr de creme de pasteleiro
2 pacotes de natas
DECORAÇÃO: 1 gelatina de ananás
ananás em calda
cerejas em calda
CREME DE PASTELEIRO: 3 dl de leite
60gr de açucar
30gr de farinha
1 ovo
3 gemas
Levei ao lume o leite, até ferver. À parte, misturei o açucar com a farinha, o ovo e as gemas. Acrescentei um pouco de baunilha. Incorpore
esta mistura no leite e levei a lume brando, mexendo sempre até espessar.
CHARLOTE: Cortei as pontas dos palitos la reine de modo a acerta-las. Coloquei-os a volta da forma.
Demolhei as folhas de gelatina em água fria. Escorri-as e levei-as ao microondas para derreter.
Misturei o leite condensado com o creme pasteleiro. Envolvi as folhas de gelatina já derretidas, assim como as natas previamente batidas.
Verti tudo dentro da forma e levei ao frio a solidificar. Quando solidificado enfeitei com o ananás e as cerejas em calda. Fiz a gelatina, consoante as instruções da embalagem, e deitei por cima, cuidadosamente. Foi ao frio de um dia para o outro. Desenformei.

2 comentários:

Carla disse...

venho eu aqui agradecer a visita e deparo-me com esta maravilha. parabens ploblog.beijinhos grandes

Nela disse...

Olá soninha, claro que esta charlote só tinha que ser um sucesso, está linda e de certeza que boa também, sabes adoro este doce que é tão fresco, agora de Verão tb. faço muito,este com o ananás está lindo, mas olha eu de inverno tb. o faço porque gostamos muito, e porque para mim uma receita seja de sobremesa, ou primeiro prato, não tem estação,ainda agora a minha filha me pediu mão de vaca com grão estás a ver?os pratos não têm mesmo estação.Beijitos querida e fica bem.