domingo, 11 de outubro de 2009

TARTE PASTEL DE NATA...

Esta é uma recita de um livro muito antigo...o meu pai bem reclama, mas ele nunca mais voltou a casa dos meus pais...é um bem adquirido, É MEU!

Uma receitinha simples bem ao gosto cá de casa.

INGREDIENTES:

1 base de massa folhada


0,5 litro de leite
2 colheres de sopa de farinha maizena
metade de uma vegem de baunilha(usei açúcar baunilhado)
uma casca de limão
1 pau de canela
200gr de açúcar
6 gemas

Forrei uma tarteira com a massa folhada.
Num tachinho deitei o leite, a maizena, a baunilha, a acsca de limão, o pau de canela e o açúcar. Levei ao lume até engrossar, mexendo sempre. Tirei do lume e acrescentei as gemas, levei novamente ao lume, a cozê-las.
Retirei a casca de limão e o pau de canela, e passei com a varinha mágica, para ficar um creme lisinho(ainda não tinha a bimbinha).

Deitei sobre a massa folhada e levei ao forno pré-aquecido, até alourar.

Este é o livrinho de que vos falei.


Beijinhos a todas com amizade e carinho.

26 comentários:

Anabela disse...

que belo pastel de nata,eu tambem tenho esse livro mas de uma ediçao mais recente,adoro

argas disse...

Que livro tão velhinho!!! :D A tarte tem excelente aspecto! bjinho

Luisa Alexandra disse...

Queres saber.... a minha Mãe também tem esse livro lá em casa!
Desde pequena que o conheço, tenho de ir espreitar as receitas!
A tarte está linda, parabéns.

Amores da minha vida disse...

Amiga, já passei esta receita para o meu caderninho.

Beijocas fofas

ameixa seca disse...

Desconhecia esse livro mas acho que devem ficar para quem os usa :) Os de culinária estão todos amarfanhados comigo he he Nunca fiz tarte de pastel de nata mas tem bom aspecto!

Flor de Sal disse...

Mas que rica "natona". Quanto ao livro, eu também tenho vários "emprestados" da casa da mãezinha!

Smsn-artes e ideias disse...

excelente!!!

smsn.artes

Susana disse...

Eu também tenho esse livro... igualzinho ("roubei" à mãe... lol).
Não tinha reparado nessa receita mas basta ver uma foto deliciosa como esta para que fique com vontade de ir já experimentar! Só não vou porque ontem "perdi a cabeça" e fiz Bolo de Iogurte e Arroz Doce... Beijocas!

Fabiana disse...

Ontém usei uma caixa de massa folhada para fazer tortinhas....
mas ainda me sobrou uma caixinha no congelador e já sei o que vou fazer com ela...rs...rs..
linda receita!!!

cocinadepepe disse...

Hola Sonia muy buen pastel tiene un buen ver seguro que estaría muy bueno un saludo de José luis

Isa Bettencourt disse...

A minha mae tb tem esse livro ;) E anda maluca porque nao sabe onde o guardou :P hihi

A tarte tem um aspecto fantabulastico :P Apetece comer já!

Que bom que conseguiste comprar o molhinho... já o exprimentas-te? bjins ;)

Mary disse...

Sónia,
Que belo pastel de nata cá por casa gostamos muito.

PS:Em resposta à pergunra que deixaste no meu blog,das massas nero.Normalmente os supermercados tipo PD,continente eu não encontrei.Comprei no supermercado Gourmet,espero ter ajudado se não encontrares manda-me mail que eu compro e te envio.

bjinho

Patricia disse...

nem de proposito... hoje comi uma fatia dessa tarte maravilhosa...

Elisabete disse...

Sónia, que maravilha.
Eu adoro tarte de pastel de nata. Que belo livrinho e que bela tarte.

Abelha Maia disse...

Ficou uma delicia, excelente.
bjsss

R.correia disse...

mas que pastel mais delicioso, muito obrigada por partilhares connosco esta receita, quanto aos livros de receitas, faço exactamente igual com os livros da minha mãe......

Sylvie Luzio disse...

adorooooooo

esta semana sou capaz de fazer uma receita que vi algures por ai!

esta tb está exelente!

Ana Rita disse...

Tão bom... manda lá uma fatia bem grandinha lol :) adoro!!!

Beijinhos doces amiga**

Carina disse...

Adoro tarte de pastel de nata!!!!
Ficou com um aspecto delicioso!!!!

Beijocas :)

Marina disse...

A tarte é maravilhosa!
Mas o livro é uma relíquia!
Que máximo! Não conheço mas adoro essas coisas antigas!

Beijinho.

PS - Não encontras massas negras? Já tentás-te no Pingo Doce? É onde compro o esparguete.

Anónimo disse...

Já tirei a receita para fazer. Tenho muitos livros de receitas mas não conhecia esta. Vou experimentar. Bjo.

SoraiaSilva disse...

Este género de tarte agrada-me bastante! Ficam uma delícia :)
Beijinhos*

Isabelocas disse...

Adoro esta tarte, é das minhas preferidas.
Bjs

inspirações da Jô disse...

Está linda essa tarte!!!!!!Imagine o gosto então!!!!!!!!!Fabuloso!!!!!!
Beijos!!!!!!

disse...

que tarte linda!!! porque quer o teu pai o livro? geralmente são as mães ou as irmãs que reclamam os livros antigos??
hehe

moranguita disse...

pena a minha mae nao ter ese livro senao secalhar daqui a uns anos quem o levava era eu.
que maravilha a tua tarte.
deu-me agua na boca:-)