domingo, 22 de novembro de 2009

BOLO DE ANIVERSÁRIO...

Não sabia que nome lhe havia de dar, por isso optei pelo mais simples possível.
Este bolinho foi feito para o aniversário de um primo. E fez sucesso. Utilizei as sementes de papoila (que ninguém conhecia) e toda a gente adorou.
O creme veio do blog da Marlene e do Joãoe ficou um espanto de delicioso. Obrigado meninos por tão saborosa partilha.


Ingredientes:

6 ovos
1 iogurte
2 medidas (do copo do iogurte) de açúcar
3 medidas de farinha
2 colheres de sopa de farinha custard
casca de 1 laranja
1 medida de óleo
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de sopa de sementes de papoila


Creme:

600gr de leite
40gr de maizenna
100gr de açúcar
2 ovos
4 colheres de sopa de côco ralado

No copo da bimby deitei a casca de laranja e pulverizei uns segundos na vel.5-7-9.
Juntei o açúcar e voltei a pulverizar na vel.5-7-9.
Em seguida, acrescentei os ovos e programei 5 min., vel.4, temp.37º.
No final, outra vez 5 min., vel.4, desta vez sem temperatura.
Acrescentei o iogurte e o óleo, misturei cerca de 20 seg., na vel. 5.
Por fim, adicionei a farinha, o fermento e as sementes de papolia e misturei tudo à veloc. 5, por cerca de 20 seg.
Deitei numa forma de silicone sem buraco e levei ao forno a cerca de 180ºC, até estar cozido.
Só no fim de frio é que o desenformei.

Creme:

Para o creme, deitei todos os ingredientes no copo da bimby e programei 7 min., vel.4., temp.90º.
Por fim abri o bolo em duas camadas, recheei com este creme. Compus o bolinho e cobri com o mesmo creme.
Polvilhei com granulado de chocolate.



E digam lá se não comiam uma fatiazinha, daquelas bem generosas.
Mais uma vez perdão por não ter fotos do interior...mas foi comido num ápice e fora da minha casa.



Beijinhos a todas com amizade e carinho.

22 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser delicioso.
Obrigada pela partilha!
Beijo.
isa.

Surpresas Coloridas disse...

Mas que tentaçao, logo de manha

Ficou lindissimo o bolo....
E eu adorei a receita, pricipalmente do creme.... Tenho que experiementar

Beijinhos
Liliana

Abelha Maia disse...

Uma receita deliciosa e ficou lindo, parabens.
bjsss

M. disse...

Hummmm, que bolo tão gostoso!!!
Um dia destes tenho de experimentar essas sementes de papoila.
Bjs,
M.

Fabiana disse...

Sónia,
que delicia de bolo!
Já vai entrar na lista das guloseimas para usar a minha farinha de custard...hummmmm
bjs

Carolina Macedo disse...

Que maravilha de bolo!!!! Huuuum.... Claro que ia uma fatia bem generosa!!! Não me espanta nada que tenha acabado num ápice!!!
Beijocas*

ameixa seca disse...

Ficou muito bonito :) Adoro sementinhas de papoila!

Susana disse...

Hummmmm! Eu comia! Pena que já não há... :-)

Isa Bettencourt disse...

Parece mesmo delicioso :P Essas semestes de papoila devem ser o maximo :P tenho k comprar ;)

bjins :)

R.correia disse...

devia estar uma delicia...
sónia tenho um miminho para ti no meu blog.
bj e bom domingo

Anabela disse...

deve ter ficado uma delicia!O aspecto é maravilhoso,bjs

Unknown disse...

Se eu tivesse nesse aniversário iria comer uma fatia bem generosa e ainda iria levar uma marmitinha casa,rsrsr.

Que delícia!

Beijos e ótimo domingo.

Borboleta disse...

Confesso que também ainda não experimentei as sementes de papoila, mas estou curiosa.... que lindo ficou este bolinho.
Bjs....

cozinha da tia Adelaide disse...

Ficou muito bonito e pelos ingredientes que leva deve ficar uma delicia
bjs

Carina disse...

Mas que belo bolinho Sónia!!!!
Ficou com um aspecto delicioso!!!!

Beijinhos :)

Unknown disse...

Parabens amiga pelo bolinho,que esta super gostoso e parabens ao primo,boa semana,bjs doces...

Luisa Alexandra disse...

E que bem ficou, estou certa que o primo adorou!

SoraiaSilva disse...

Ai não que não comia.. Está com um aspecto irresistível :p
Beijinhos*

♥ mesa para 4 disse...

Ficou um rico bolinho :D

inspirações da Jô disse...

Com certeza, todos amaram o bolo e se deliciaram!!!!!!!!!
Beijocas!!!!!!!!!

Elisabete disse...

Ficou magnífico, mas isso também não é novidade para nós que te acompanhamos sempre. Beijinhos.

moranguita disse...

hum amiga e que bom que ficou
esta uam maravilha.
esta guardada a receitinha.
beijinhos