domingo, 9 de fevereiro de 2014

BACALHAU NO FORNO


       O bacalhau fica sempre bem de qualquer forma. A única que eu dispenso é mesmo o bacalhau cozido. Não é que eu não o coma, simplesmente prefiro degustá-lo de formas mais requintadas e apaladadas.
       Este já foi feito à muito tempo e veio de um blog de alguém muito especial a minha amiga Xana Bértolo. Podem ver a receita original aqui no Ratatui dos Pobres.
      Ficou um bacalhau cremoso e aprovado pelos da casa.

       Ingredientes:

       2 postas de bacalhau
       3 cenouras raladas
       puré de batata q.b. (é bom para aproveitar puré que tenha sobrado da refeição anterior)
       cebola, alho e azeite
       sal e pimenta
       béchamel (eu fiz um bocadinho a olhómetro, mas a Xana usou um pacote)
       queijo ralado 
       2 ovos

        Depois de cozer o bacalhau com os ovos, deixar arrefecer e lascar o bacalhau.
        Descascar os ovos e reservar.
        Preparar um pouco de puré.
        Fazer um refogado com a cebola e os alhos e acrescentar o bacalhau e as cenouras raladas.          Deixar refogar mais um pouco. Adicionar o béchamel e envolver bem.
        Deitar num pirex. Por cima colocar o puré e os ovos cortados em rodelas.
        Polvilhar com queijo ralado e salpiquei com salsa seca.
        Vai ao forno a gratinar até estar lourinho.

   

1 comentário:

Unknown disse...

Que bom aspecto! Adoro bacalhau e por isso esta receita fica na minha "to do list". :) Estive a dar uma vista de olhos pelo blog e encontrei várias receitas que me abriram o apetite e irei sem dúvida alguma experimentar brevemente!

Um beijinho, C. *